Incêndio em Casa de Reza Guarani

  Opy, Casa de Reza da aldeia Guarani. Imagina-se só pelo nome que esta tem uma grande importância para a aldeia, não acham?
  “A dimensão da importância da Opy para os indígenas talvez seja difícil de alcançar com palavras, mas, quando se está dentro dela e se permite sentir sua boa energia, logo se percebe sua importância para a cultura e a religiosidade deste povo”, palavras retiradas do blog Tiara Jú, que tem colaboração de Claudia Baartsch, Lucas A. Costa, Gabriel Chati e Mari.

Imagem do estrago que as chamas fizeram na aldeia Jatay ty

   Registrou-se no dia 07 de dezembro de 2012 na aldeia Jatay ty, ou Conquista, em Barra do Sul, próximo a São Francisco do Sul, litoral norte do estado de Santa Catarina, um ato de violência, um incêndio, supostamente, criminoso.
   Ainda segundo o pessoal do blog Tiara Jú, é importante ressaltar que existem interesses nos conflitos da luta pelas terras, pois se considera a possibilidade de retaliações contra a demarcação das Terras Indígenas desta região e, portanto, contra o direito destes povos a terras suficientes para viverem de acordo com o seu modo tradicional.
   Felizmente as chamas não trouxeram mais danos ao povo, mas imagina-se que os mesmos estão assustados e pensando que pode haver novos atos de violência também nas Terras Indígenas próximas a esta.

Comentários

Postagens mais visitadas