Pular para o conteúdo principal

Baía da Babitonga - Animais (BIOMAR)

De acordo com uma visita a Unidade de pesquisa da Univille em São Francisco, há várias espécies de animais que freqüentam a baia da babitonga, vou tentar escrever algo sobre isso, espero que possa transmitir um pensamento, texto legal!

Babitonga localizada no norte de Santa Catarina, com uma área de 130km², fazendo parte principalmente a cidade de Joinville e São Francisco. Dentro desse ambiente encontram-se espécies de cetáceos, aves, crustáceos, etc.
Os cetáceos de modo fácil e simples de explicar seriam animais aquáticos, porém mamíferos, a maioria vive em ambiente marinho. Podem ser divididos em cetáceos odontocetos (com dentes - ex: toninha) e misticetos (com barbatana - ex: baleia-franca).
Toninha, boto-cinza, carangueijo-uçá, garça azul, garça grande esses são algumas espécies que se encontram na Babitonga, sendo a toninha uma das mais especiais, pois senão me engano pode-se encontrá-la só/apenas por essa região.
Entre algumas outras aves que se encontram na região podemos citar a Trinta-réis, Biguá, Atobá-Marrom, sendo que essas aves e as toninhas já tiveram e tem interações, conforme a pesquisa da Professora Marta Cremer.
Um peixe que se pode encontrar na Babitonga é o Meros, que costuma ficar perto de naufrágios, pontes, costões. São lentos, dóceis e confiantes e é uma das poucas espécies que podem viver em águas salobras.

Trinta-réis

Boto-cinza

Baía da Babitonga

Carangueijo-Uçá

Toninha

Garça Branca Grande

Biguá

FONTES: Reserva de Fauna Baia da Babitonga (IBAMA) e Ecologia e Conservação de Populações Simpátricas de Pequenos Cetáceos em Ambiente Estuarino no Sul do Brasil (CREMER, Marta).

Comentários

  1. Meuuu, pra ti ver, joinville.. apezar de só chover, tem parte da área da bahia da babitonga aq pertinho! Esse lugar, principalmente aquela foto com uma vista de cima é linda!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário...

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: