Pular para o conteúdo principal

Mamíferos marinhos

MAMÍFEROS MARINHOS:
  • Ordem Carnivora: lontras, urso polar, lobo marinho e as morsas
Contem cinco famílias: Otariidae, Phocidae, Odobenidae, Mustelidae e Ursidae.
*Otariidae: leões marinhos: possuem membros anteriores desenvolvidos, ou seja, mariores; podem ficar "em pé"; e possuem orelhas externas o que os diferencia dos Phocidae. Sua locomoção em água utilizam dos membros anteriores para dar impulsão. Já para a locomoção em terra utilizam os 4 membros juntamente com o movimento de pescoço.
*Phocidae: focas: são rolisas; membros anteriores são pequenos e ficam deitadas na superfície terrestre. Sua locomoção em água é realizado pelos membros posteriores. Já em terra se locomovem através de ondulações.
*Mustelidae: em água se locomovem pelo movimento ondulatório pélvico e em terra sua locomoção é quase nula, usam os 4 membros .

  • Ordem Cetacea: odontocetos (presença de dentes) e misticetos (presença de barbatanas)
Aproximatamente tem-se 78 espécies. É dividida 3 subordens - Odontoceti, Misticeti e Archaeocete (extinta).
*Odontocetos: possuem crânio telescópico; são assimétricos, ou seja, lado direito é igual ao esquerdo; possuem rostro (tipo de um bico) e um orifício respiratório
*Misticetos: como os Odonto apresentam crânio telescópico, o seu rostro de difere dos Odonto pelo fato de ser arqueado para acomodar as barbatanas

  • Ordem Sirenea: peixe-boi
Um dado interessante sobre os mamíferos marinhos são os seus sons, vou representar um esquema abaixo:

Infrasom - Audível (20hz até 20 KHz) - Ultrasom
No Infrasom: os misticetos se comunicam a longas distâncias
No Audível: nós escutamos e nos comunicamos
No Ultrasom: odontocetos e morcegos (que não é um mamífero marinho) fazem ecolocalização, como o próprio nome diz, localizam as coisas através do som transmitido.

Outro dado interessante é a sensação tátil desses animais:
*Cetáceos: torno dos olhos; rostro ("bico"), mandíbula e o melão (estrutura que utiliza para emitir os seus sons, localizado bem na cabeça, no local onde seria uma testa nossa (para fácil entendimento)
*Pinípede: grupo que representa as focas, leões marinhos e morsas: possuem vibrissas, uma estrutura tátil inervada
*Sireneos: peixe boi: pêlos/pelos
*Mustelideos: lontras: também possuem vibrissas

IMAGENS:



OBS: as fotos presentes neste post, foram tiradas da internet!
  • PRÓXIMO POST: Anfíbios Anuros! Até mais galera, espero que gostem deste!

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: