Pular para o conteúdo principal

Glândula ou olho pineal

Situada próximo ao centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Esta 05 mm de diâmetro e fixada por meio de hastes. Tem forma ovóide e lembra um caroço de azeitona. O interesse pela glândula é bastante antigo, sendo estudos datam 300 anos antes de Cristo. René Descartes (1596-1650) a estudava e atribuía-a a função de sede da alma.

De lá pra cá, estudos diversos foram feitos. Muitos estudiosos crêem que ela seria simplesmente um órgão vestigial (que não tem função atualmente). Porém acha-se que, contribui no equilíbrio dos ciclos considerados vitais (sono, e na regulação dos esforços sexuais e reprodutivos). Ainda com estes estudos, se descobriu que a glândula pineal apresenta metabolismo intenso e grande captação de substâncias como aminoácidos, fósforo e iodo.

O funcionamento desta glândula está diretamente relacionado à luminosidade que atinge os seus receptores celulares na retina e que trafegam pelo sistema nervoso central passando pelo núcleo supraquiasmático (nosso relógio biológico. O núcleo orienta as funções de todo o corpo por meio da glândula pineal, sempre obedecendo à luminosidade - http://super.abril.com.br/superarquivo/2000/conteudo_118115.shtml).

“Algumas experiências realizadas com roedores indicam que esta glândula pode exercer profunda influência sobre a performance de drogas como a cocaína, e de antidepressivos, especialmente a fluoxetina, no organismo.” (INFOESCOLA)

Acredita-se que é uma espécie de terceiro olho atrofiado (Oriente, Paleontologia, Zoologia – há indícios, como pode-se verificar na texto http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_vertebrados_peixes.htm)

FONTES e para um estudo mais apurado:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11