Pular para o conteúdo principal

Glândula ou olho pineal

Situada próximo ao centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Esta 05 mm de diâmetro e fixada por meio de hastes. Tem forma ovóide e lembra um caroço de azeitona. O interesse pela glândula é bastante antigo, sendo estudos datam 300 anos antes de Cristo. René Descartes (1596-1650) a estudava e atribuía-a a função de sede da alma.

De lá pra cá, estudos diversos foram feitos. Muitos estudiosos crêem que ela seria simplesmente um órgão vestigial (que não tem função atualmente). Porém acha-se que, contribui no equilíbrio dos ciclos considerados vitais (sono, e na regulação dos esforços sexuais e reprodutivos). Ainda com estes estudos, se descobriu que a glândula pineal apresenta metabolismo intenso e grande captação de substâncias como aminoácidos, fósforo e iodo.

O funcionamento desta glândula está diretamente relacionado à luminosidade que atinge os seus receptores celulares na retina e que trafegam pelo sistema nervoso central passando pelo núcleo supraquiasmático (nosso relógio biológico. O núcleo orienta as funções de todo o corpo por meio da glândula pineal, sempre obedecendo à luminosidade - http://super.abril.com.br/superarquivo/2000/conteudo_118115.shtml).

“Algumas experiências realizadas com roedores indicam que esta glândula pode exercer profunda influência sobre a performance de drogas como a cocaína, e de antidepressivos, especialmente a fluoxetina, no organismo.” (INFOESCOLA)

Acredita-se que é uma espécie de terceiro olho atrofiado (Oriente, Paleontologia, Zoologia – há indícios, como pode-se verificar na texto http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_vertebrados_peixes.htm)

FONTES e para um estudo mais apurado:

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: