Pular para o conteúdo principal

O temido Candiru


Espécie comum para o norte/nordeste do Brasil, o Candiru é um pequeno peixe (atinge aproximadamente 14cm de comprimento) que pode proporcionar uma experiência dolorosa para quem resolve tomar banho nos rios da Amazônia, principalmente nus. Já observou-se que nas águas do Tumucumaque há presença desta espécie.

Segundo Cecile de Souza Gama, bióloga/ictióloga: “Os candirus são parasitas de peixes, atraídos pela uréia. Quando alguém toma banho sem roupa dentro do rio onde tem o candiru, ele é atraído pela urina e entra no canal urinário”. E o que acontece quando o peixe entra no órgão do homem?

Provoca ferimentos no orifício que penetrar, diz o Dr.Anoar Samad (urologista). Para retirá-lo, somente após várias lavagens da uretra e com equipamento endoscópico adequado e câmeras para visualização dentro da uretra consegui retirá-lo, após cerca de duas horas de cirurgia. (idem).

Este post tem como objetivo alertar sobre a espécie presente no norte/nordeste do Brasil, e não abalar o fluxo turístico desta que é uma região belissima e cheia de lugares naturais para surpreender a todos os visitantes.

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: