Pular para o conteúdo principal

Genes Hox

Hoje conheci o genes HOX na aula de Evolução. Mas afinal o que são genes HOX/Homeobox/Homeóticos? Codificam proteínas que causam HOMEosis. Onde HOMEO: similar e Sis: transformação. Ou seja, são genes que definem definem os segmentos corporais.
 


 Figura 1 - Drosophilla sp. - espécie a qual foi realizado os
primeiros estudos com HOX.

Agora vocês devem estar se perguntando, os genes HOX também regulam a identidade de segmentos em vertebrados? Existe genes HOX em vertebrados? E a resposta é sim! Através da embriogênese. O eixo antero-posterior de invertebrados e vertebrados é segmentado.

Figura 2 - Tabela mostrando grupos animais com a sequência
de HOX para cada segmento corporal.

Dentre as regiões que o HOX regula, podemos citar as vértebras, córtex cerebral e o crânio. Para não se estender muito e complicar o post, vou focar em uma explicação simples do crânio. As estruturas crânio faciais são formadas pela migração e fusão dos arcos branquiais.

Figura 3 - Mostrando as modificações sofridas na região crânio facial

 Figura 4 - Localização dos arcos branquiais e fendas

Interessante não acharam?

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: