Pressão Arterial



A pressão arterial mantém o sangue circulando no organismo. A cada vez que o coração bate, joga o sangue pelos vasos sanguíneos, chamados artérias. As paredes dessas artérias são como bandas elásticas (usado em Ed. Física) que se esticam e relaxam a fim de manter o sangue circulando por todas as partes do organismo. O resultado do batimento do coração é a propulsão de certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés, por exemplo.
Não existe uma combinação precisa de medidas para se saber qual é a pressão normal, mas em termos gerais, diz-se que o valor de 120/80 mmHg é o valor considerado ideal. Como mostra a medida apresentada anteriormente, a pressão arterial é medida em mmHg. TABELA DE VALORES MÉDIOS NORMAIS DE PRESSÃO ARTERIAL
IDADE EM ANOS
PRESSÃO ARTERIAL EM MMHG
85/60
95/62
10 
100/65
12
108/67
16
118/75
Adulto
120/80
Idoso
140-160/90-100
Pode-se ocorrer Hipertensão arterial, ou seja, nada mais do que a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos. Essas elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café. Assim como Hipotensão, que se resume a pressão arterial baixa, ou seja, quando o nível da pressão máxima está abaixo de 90 mmHg.

Comentários

Postagens mais visitadas