Pular para o conteúdo principal

Curso Astrobiologia


A Astrobiologia é uma área nova e em expansão rápida que usa as ferramentas científicas diversas para investigar e procurar por vida fora da Terra. A natureza desta tarefa é altamente interdisciplinar e abrange desde Astronomia, Física, Biologia, Química, Geologia, Engenharias em geral a áreas bem distintas como Filosofia e História, por exemplo.

Além da possibilidade de aprender sobre áreas que usualmente não são nossa especialidade, a Astrobiologia é capaz de proporcionar grandes discussões sobre as questões da vida aqui no nosso planeta.

O Curso será realizado nas dependências da UFSC-Joinville de 8/5 a 19/6. Serão encontros semanais comduração de uma hora e meia. É gratuito e voltado a alunos do final do Ensino Médio, de Graduação e Pós-graduação. Entretanto, também estão convidadas pessoas interessadas no tema, independente da idade e formação.

Para aqueles que quiserem mais informações sobre o curso, como ementa, programação, inscrição, etc, visitem o blog: http://astrobiologia-ufsc.blogspot.com.br/
 
Ao final do curso, será possível emitir um Certificado de Participação por meio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: