Bagual: Nova espécie de peixe anual


Austrolebias bagual peixe da família Rivulidae, de apenas 5 cm, foi descoberto em uma pequena área no Pampa gaúcho, em Encruzilhada do Sul (RS). A espécie foi oficialmente descrita em outubro deste ano, 2014, na revista AQUA – International Journal of Ichthyology (Revista Internacional de Ictiologia), voltada a estudos e pesquisas de peixes. 

A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto Pró-Pampa (IPPampa), com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza por meio do financiamento do projeto Peixes Anuais do Pampa

Austrolebias bagual / Crédito: Matheus Volcan

A. bagual faz parte do grupo de peixes anuais - com ciclo de vida único. Os peixes anuais são os peixes de água doce mais ameaçados de extinção no Brasil, principalmente pela perda de habitats (vivem em poças temporárias, fazendo com que os adultos morram no período em que as poças secam).

Que o projeto dê continuidade na identificação de novas espécies e conservação destes peixes tão fantásticos

p.s.:  No Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRSonde os pesquisadores decidiram encaminhar os espécimes para compor a coleção científica e onde realizei meu estágio de conclusão de curso, tive o prazer de realizar um pequeno trabalho com peixes anuais, desta pesquisa, de vários municípios do Rio Grande do Sul. Inclusive o gênero "Austrolebias". Depois que fixados perdem a coloração, mas continuam sendo fantásticos esses peixes anuais. O dimorfismo sexual é bem interessante, macho e fêmeas muitas vezes são bem distintos - em forma, coloração.

E "Austrolebias bagual" é um nome bem gaúcho, não acham? Lá pelos pampas "bagual" é alguém corajoso. Nome merecido para quem vive em uma poça temporária.

Comentários

Postagens mais visitadas