Pular para o conteúdo principal

Interpretação imagem de satélite

Você ao ver essa imagem de satélite (sinótica) consegue compreender o que está acontecendo? A previsão?


Baixa PressãoUma área de mínimo relativo de pressão que tem ventos convergentes (sopram em direção ao centro) e com rotação no mesmo sentido da rotação da Terra (horário no Hemisfério Sul). Também chamado de ciclone. É o oposto do anticiclone.







Jato de Baixos NíveisSistema de vento com altas velocidades (acima de 10 m s-1), localizado entre um ou dois quilômetros acima da superfície, possuindo uma extensão horizontal de
aproximadamente 500 km, dimensão esta, comum de escalas subsinóticas e mesoescala. O JBN corresponde a um processo eficiente de transporte de calor e de umidade das regiões tropicais para as latitudes médias, tendo como conseqüência a formação, ou intensificação, de tempestades severas (Ferreira e Calbete, 2002; Marengo e Soares, 2002).












Jato SubtropicalCorrente de ventos fortes(como mínimo de 150km/h podendo atingir os 300km/h) acima dos 13 km de altitude, e nas latitudes de 20ºS a 40ºS.






Frente FriaA borda dianteira de uma massa de ar frio que está avançando em direção a uma massa de ar quente, deslocando a mesma. Com a passagem de uma frente fria a temperatura e a umidade caem, a pressão aumenta e o vento muda de direção. A precipitação está geralmente atrás da frente fria, podendo também formar-se áreas de instabilidade na linha ou na dianteira da frente fria.









Fonte:

Para mais acompanhar as imagens sinóticas (de satélite): http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60&Itemid=199

- Legenda: http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=318&Itemid=426

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: