Interpretação imagem de satélite

Você ao ver essa imagem de satélite (sinótica) consegue compreender o que está acontecendo? A previsão?


Baixa PressãoUma área de mínimo relativo de pressão que tem ventos convergentes (sopram em direção ao centro) e com rotação no mesmo sentido da rotação da Terra (horário no Hemisfério Sul). Também chamado de ciclone. É o oposto do anticiclone.







Jato de Baixos NíveisSistema de vento com altas velocidades (acima de 10 m s-1), localizado entre um ou dois quilômetros acima da superfície, possuindo uma extensão horizontal de
aproximadamente 500 km, dimensão esta, comum de escalas subsinóticas e mesoescala. O JBN corresponde a um processo eficiente de transporte de calor e de umidade das regiões tropicais para as latitudes médias, tendo como conseqüência a formação, ou intensificação, de tempestades severas (Ferreira e Calbete, 2002; Marengo e Soares, 2002).












Jato SubtropicalCorrente de ventos fortes(como mínimo de 150km/h podendo atingir os 300km/h) acima dos 13 km de altitude, e nas latitudes de 20ºS a 40ºS.






Frente FriaA borda dianteira de uma massa de ar frio que está avançando em direção a uma massa de ar quente, deslocando a mesma. Com a passagem de uma frente fria a temperatura e a umidade caem, a pressão aumenta e o vento muda de direção. A precipitação está geralmente atrás da frente fria, podendo também formar-se áreas de instabilidade na linha ou na dianteira da frente fria.









Fonte:

Para mais acompanhar as imagens sinóticas (de satélite): http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60&Itemid=199

- Legenda: http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=318&Itemid=426

Comentários

Postagens mais visitadas