Pular para o conteúdo principal

Prêmio Vale Capes de Ciência e Sustentabilidade

INSCRIÇÕES ABERTAS

Edital 01/2016

TESES e DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2014
 
Em acordo com a Vale S.A. , a CAPES lança a 4ª Edição do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade. O Prêmio é constituído por: Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Teses de Doutorado; e Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Dissertações de Mestrado.

                O interesse da CAPES e da VALE S.A é identificar, divulgar e premiar trabalhos que apresentem ideias inovadoras com potencial para transformação em produto ou processo e também promover o reconhecimento da atividade científica e tecnológica em áreas temáticas que versem sobre o desenvolvimento sustentável e, em especial sobre tecnologia socioambiental tais como:

                1- Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia;

2- Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos;

3-   Redução de Gases do efeito estufa (GEE); e

4- Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza;

                Para concorrer, as teses de doutorado e dissertações de mestrado deverão ter sido aprovadas nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Os critérios de elegibilidade são: estarem disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES, quando da submissão ao prêmio; terem sido defendidas no ano anterior ao do edital; terem sido defendidas no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação; e terem sido defendidas em programa de pós-graduação que tenha tido, no mínimo, 3 (cinco) teses de doutorado e/ou 5 (cinco) dissertações de mestrado defendidas no ano anterior ao do Edital.

   
                Os critérios de premiação serão originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.

O período de inscrições será de 15 de fevereiro a 31 de março de 2016.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduaçãoda instituição, após seleção interna da tese e/ou dissertação que concorrerá ao Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade representando o Programa, deverá proceder a inscrição de acordo com o Edital 01/2016, anexo, no site:

http://pvc.capes.gov.br/inscricao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11