Pular para o conteúdo principal

Prêmio Vale Capes de Ciência e Sustentabilidade

INSCRIÇÕES ABERTAS

Edital 01/2016

TESES e DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2014
 
Em acordo com a Vale S.A. , a CAPES lança a 4ª Edição do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade. O Prêmio é constituído por: Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Teses de Doutorado; e Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Dissertações de Mestrado.

                O interesse da CAPES e da VALE S.A é identificar, divulgar e premiar trabalhos que apresentem ideias inovadoras com potencial para transformação em produto ou processo e também promover o reconhecimento da atividade científica e tecnológica em áreas temáticas que versem sobre o desenvolvimento sustentável e, em especial sobre tecnologia socioambiental tais como:

                1- Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia;

2- Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos;

3-   Redução de Gases do efeito estufa (GEE); e

4- Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza;

                Para concorrer, as teses de doutorado e dissertações de mestrado deverão ter sido aprovadas nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Os critérios de elegibilidade são: estarem disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES, quando da submissão ao prêmio; terem sido defendidas no ano anterior ao do edital; terem sido defendidas no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação; e terem sido defendidas em programa de pós-graduação que tenha tido, no mínimo, 3 (cinco) teses de doutorado e/ou 5 (cinco) dissertações de mestrado defendidas no ano anterior ao do Edital.

   
                Os critérios de premiação serão originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.

O período de inscrições será de 15 de fevereiro a 31 de março de 2016.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduaçãoda instituição, após seleção interna da tese e/ou dissertação que concorrerá ao Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade representando o Programa, deverá proceder a inscrição de acordo com o Edital 01/2016, anexo, no site:

http://pvc.capes.gov.br/inscricao

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: