Pular para o conteúdo principal

Palestras sobre Neandertais serão oferecidas na UFSC em Junho

Entre os dias 08 e 10 de junho, o LEIA organiza uma série de palestras intitulada “Neandertais: quem são eles? Quem somos nós?”. As apresentações ficarão a encargo dos pesquisadores Marylène Patou-Mathis e Antoine Lourdeau.

Todas as palestras serão no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC, as 14h.

Dia 08/06, 14:00
Marylène Patou-Mathis
Papel da alimentação no processo de hominização

Dia 09/06, 14:00
Marylène Patou-Mathis e Antoine Lourdeau
Os Neandertais: conhecimentos atuais

Dia 10/06, às 14:00
Marylène Patou- Mathis e Antoine Lourdeau
Últimos Neandertais e primeiros Homo sapiens na Europa

O evento é uma realização do Programa CAPES-COFECUB 2015-2018. Conta com apoio do Departamento de História da UFSC, do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC e do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MARQUE).

Serão emitidos certificados para os participantes! Para fazer sua inscrição, clique no link abaixo e preencha o formulário:

Formulário de Inscrição

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: