Pular para o conteúdo principal

Referência Ecológica para auxiliar a gestão pesqueira - Baía Babitonga/SC

A pesca artesanal contribui para a seguridade alimentar e a erradicação da pobreza ao proporcionar alimentos, renda e emprego para milhões de pessoas. No entanto, entre vários problemas, o setor sofre com a diminuição dos recursos biológicos e a degradação dos habitats aquáticos, impactando os pescadores costeiros e de pequena escala que possuem dependência dos ecossistemas locais e regionais onde desenvolvem seus meios de subsistência.

A partir do conceito de Síndrome de Mudanças de Linha de Base (Shifting Baselines Syndrome), verifica-se a ausência de melhores pontos de referências para análises de mudanças na composição e gestão da pesca, necessitando, assim, de estudos e dados históricos e arqueológicos a fim de identificar a alteração e a evolução espaço-temporal das espécies (ex.: sobrepesca).

Pensando nestes aspectos, está sendo apresentado um projeto de pesquisa (de dissertação) que tem como objetivo descrever a diversidade da ictiofauna na pré-história brasileira - estudo de caso Baía Babitonga - e contribuir para o desenvolvimento de referências ecológicas, a partir de identificação e mensuração de registros faunísticos de peixes em sítios arqueológicos na Baía Babitonga, litoral nordeste de Santa Catarina.

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: