Pular para o conteúdo principal

A luta contínua de todos os pós graduandos no Brasil


A luta contínua de todos os pós graduandos no Brasil. Alguns mais que os outros, mas é a realidade geral que vivemos.

Muito desse panorama está atribuído à incerteza profissional: vai dar certo? Vai ter retorno? O que me chama a atenção é que em TODAS as profissões há essa dúvida, mas na pós graduação isso é mais alarmante. Por quê? Não faço ideia...

Na verdade faço. Vivemos às sombras dos tempos de nossos pais e avós, cujo objetivo de vida era trabalhar e construir família. Os tempos mudaram. As ideias, e a criação dos filhos também mudou, mas o conservadorismo se mantém vivo.

Basicamente o panorama de vida hoje é - você pode ser o que você quiser, desde que tenha retorno financeiro em 2-3 anos após estar formado, tem que trabalhar e ganhar dinheiro, muito dinheiro, (estudar em pós graduação não vale) para construir uma família, e adquirir bens (casa, carro, moto, etc.).




Não atoa que os cortes que o governo sempre propõe recaí na educação e ciência. Sim, o brasileiro gosta de ciência, mas sabe pouco o que se faz de ciência no Brasil (https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/09/25/pesquisa-revela-que-brasileiro-gosta-de-ciencia-mas-sabe-pouco-sobre-ela).

Considero importante a ciência estar no dia-a-dia do cidadão brasileiro. De manhã na rádio - estilo Jairo Bouer http://doutorjairo.uol.com.br/, por exemplo. Participação e temáticas científicas em programas populares da TV aberta - estilo as aparições do Jubilut na Fátima Bernardes (https://globoplay.globo.com/v/4196919/). Passar alguns documentários da BBC, NatGeo, ou mesmo documentários nacionais independentes ou financiados por fundos de pesquisa, editais, e todos os demais tipos de financiamento na TV aberta (https://www.youtube.com/watch?v=aGEEeJpLzKE). E claro, divulgarmos nas redes sociais para que as pessoas assistam, e tenham acesso ao conteúdo.

Outra demanda, na qual apoio totalmente a iniciativa do Walter Neves e cia, é a participação dos pesquisadores/cientistas na política nacional (https://www.vice.com/amp/pt_br/article/pawzak/pesquisadores-querem-formar-bancada-da-ciencia-na-politica-nacional). Buscar dialogar, buscar espaço, mostrar que somos importantes e podemos colaborar para um país, e porque não um planeta, mais sustentável. Buscar a regularização da profissão Cientista. Você se dedica no mínimo 10 anos para a pesquisa e és considerado "vagabundo", que não trabalha. Passou da hora das pessoas conhecerem e reconhecerem a ciência como profissão.

Feliz ou infelizmente temos que nos atualizar e nos modernizar, mostrar que somos importante para a sociedade (https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45063428). Precisamos mostrar a importância da pesquisa, e como é a nossa vida de pós-graduando para conseguir atingir um patamar de professor universitário e/ou pesquisador (https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/08/ciencia/1533762807_199045.html / https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/08/usp-tem-4-suicidios-em-2-meses-e-cria-escritorio-de-saude-mental-para-alunos.shtml).

* Abaixo uma dica de texto bem bacana, que na minha visão diz muito sobre a minha e a nova geração:
http://qga.com.br/comportamento/jovem/2013/09/porque-os-jovens-profissionais-da-geracao-y-estao-infelizes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11