Pular para o conteúdo principal

Série: Bela e Santa Catarina (2º parte)

PIÇARRAS: Localizada entre Barra Velha e Penha. Considerada uma praia de agito, portanto os jovens freqüentam direto. Ao andar pela orla - para os leigos a beira da praia – observa-se que há vários carros com som alto, pessoas jogando vôlei, futebol de areia e até taco. Uma praia que já teve de ser modificada, acrescentada uma quantia de areia, devido a um grande avanço do mar, na época foi contratada uma empresa estrangeira para a realização do trabalho, mas isso não impede de curtir, pois nos disponibiliza uma grande quantidade de opções desde a manhã até a noite, por exemplo, de manhã há as praias para tomar um belo banho e curtir um solzinho, a tarde sempre possui uns shows em um palco na beira mar e nas noites podemos escolher os diversos barzinhos, pizzarias e outras opções que esse balneário pode nos disponibilizar.

Ótima para momentos de lazer, como jogos, pesca, caminhadas e esportes aquáticos. Tanto que em Piçarras ocorre uma etapa do campeonato mundial de Jet Sky e também há ou havia a travessia (natação no mar), não tenho certeza se estão realizando ainda.

Algumas praias e sobre o litoral de Piçarras seguem abaixo:

  • Baía de Itapocoroy: onde estão várias praias de piçarras
  • Barra do Rio Piçarras: divisa de Piçarras com o balneário de Penha.

  • Ponta do Jacques: próxima do Jardim Flamboyant, ao lado da praia das Palmeiras, com vegetação nativa, águas boas para o banho e práticas de esportes náuticos, com areias claras e ainda caminhadas e pesca de arremesso são constantes na Ponta.

  • Praia das Palmeiras: divisa com a praia de Itajuba (Barra Velha). Possui um mar um pouco agitado, mas não impede de curtir um banho e um dia na praia por isso. Boa para Windsurf e canoagem, tanto os caiaques quanto com pranchas de Waveskisurf.
  • Praia de Piçarras: urbanizada, com areias boas para caminhadas, o mar é bom para o banho e práticas de esportes, nessa praia os turistas podem alugar um passeio de barco, que os levam as ilhas do município a Itacolomi (norte e sul) e a Feia, que possui uma história engraçada.
  • Ilhas Itacolomis: uma ilha pequena, distante uns 7 km da praia. O seu nome vem de Pedras (Ita) e Irmãs (colomi) na origem dos indígenas da região. Sua população são as aves marinhas que se procriam nos dois rochedos.
  • Ilha Feia: a ilha da história engraçada. Vamos a ela então. Dizem as pessoas da região que um grande pirata da região se casou com uma mulher, mas a coitada era muito feia, então o pirata ligeiro como ele, levou ela para dar uma volta no seu barco e a deixou na ilha, logo voltou para terra firme sem sua amada, mas ela bravamente tentou voltar e não conseguiu agüentar os 7 km de natação – o que é muito óbvio, não acham?? A mulher morreu na ilha e em homenagem a ela o nome Ilha da Feia, que hoje é chamada de Ilha Feia. Possui duas grutas pouco exploradas pelos turistas, o que pode ser bom, já que tem gente que suja o local e não tem consciência em deixar o local limpo, para que seus amigos, irmão (não de sangue), filhos, etc. aproveitarem o mesmo futuramente. Local onde os pescadores vão pegar robalos e ainda umas trilhas, passando pela reserva da Mata Atlântica. Se gostarem da idéia de comparecer no local, é aconselhável pegar um guia, e para isso é bom entrar em contato em um local responsável pelo turismo da região.

E para ajudar na festa da galera, Piçarras possui o Bali Hai, grande lugar de baladas na região, fazendo o pessoal de Barra Velha, Penha e até de Joinville se locomoverem para suas festas. O primeiro Bali Hai foi montado em Piçarras na temporada (verão) de 1994/1995. De frente para o mar, em meio ao verão e em pleno contato com a natureza. O sucesso foi grande e inauguraram o Bali Hai em Porto Belo – considerado por muitos os MELHOR- em Içara, em Garopaba, na Espanha e na Atlântida. Fica a dica, caso passem pela região, eu na verdade não pude comparecer no local, mas tenho um grande entusiasmo em conhecer e curtir uma boa balada.

  • Previsão para a próxima postagem: 06/fev/2010 ou 13/fev/2010

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário...

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11