Pular para o conteúdo principal

Série: Bela e Santa Catarina (2º parte)

PIÇARRAS: Localizada entre Barra Velha e Penha. Considerada uma praia de agito, portanto os jovens freqüentam direto. Ao andar pela orla - para os leigos a beira da praia – observa-se que há vários carros com som alto, pessoas jogando vôlei, futebol de areia e até taco. Uma praia que já teve de ser modificada, acrescentada uma quantia de areia, devido a um grande avanço do mar, na época foi contratada uma empresa estrangeira para a realização do trabalho, mas isso não impede de curtir, pois nos disponibiliza uma grande quantidade de opções desde a manhã até a noite, por exemplo, de manhã há as praias para tomar um belo banho e curtir um solzinho, a tarde sempre possui uns shows em um palco na beira mar e nas noites podemos escolher os diversos barzinhos, pizzarias e outras opções que esse balneário pode nos disponibilizar.

Ótima para momentos de lazer, como jogos, pesca, caminhadas e esportes aquáticos. Tanto que em Piçarras ocorre uma etapa do campeonato mundial de Jet Sky e também há ou havia a travessia (natação no mar), não tenho certeza se estão realizando ainda.

Algumas praias e sobre o litoral de Piçarras seguem abaixo:

  • Baía de Itapocoroy: onde estão várias praias de piçarras
  • Barra do Rio Piçarras: divisa de Piçarras com o balneário de Penha.

  • Ponta do Jacques: próxima do Jardim Flamboyant, ao lado da praia das Palmeiras, com vegetação nativa, águas boas para o banho e práticas de esportes náuticos, com areias claras e ainda caminhadas e pesca de arremesso são constantes na Ponta.

  • Praia das Palmeiras: divisa com a praia de Itajuba (Barra Velha). Possui um mar um pouco agitado, mas não impede de curtir um banho e um dia na praia por isso. Boa para Windsurf e canoagem, tanto os caiaques quanto com pranchas de Waveskisurf.
  • Praia de Piçarras: urbanizada, com areias boas para caminhadas, o mar é bom para o banho e práticas de esportes, nessa praia os turistas podem alugar um passeio de barco, que os levam as ilhas do município a Itacolomi (norte e sul) e a Feia, que possui uma história engraçada.
  • Ilhas Itacolomis: uma ilha pequena, distante uns 7 km da praia. O seu nome vem de Pedras (Ita) e Irmãs (colomi) na origem dos indígenas da região. Sua população são as aves marinhas que se procriam nos dois rochedos.
  • Ilha Feia: a ilha da história engraçada. Vamos a ela então. Dizem as pessoas da região que um grande pirata da região se casou com uma mulher, mas a coitada era muito feia, então o pirata ligeiro como ele, levou ela para dar uma volta no seu barco e a deixou na ilha, logo voltou para terra firme sem sua amada, mas ela bravamente tentou voltar e não conseguiu agüentar os 7 km de natação – o que é muito óbvio, não acham?? A mulher morreu na ilha e em homenagem a ela o nome Ilha da Feia, que hoje é chamada de Ilha Feia. Possui duas grutas pouco exploradas pelos turistas, o que pode ser bom, já que tem gente que suja o local e não tem consciência em deixar o local limpo, para que seus amigos, irmão (não de sangue), filhos, etc. aproveitarem o mesmo futuramente. Local onde os pescadores vão pegar robalos e ainda umas trilhas, passando pela reserva da Mata Atlântica. Se gostarem da idéia de comparecer no local, é aconselhável pegar um guia, e para isso é bom entrar em contato em um local responsável pelo turismo da região.

E para ajudar na festa da galera, Piçarras possui o Bali Hai, grande lugar de baladas na região, fazendo o pessoal de Barra Velha, Penha e até de Joinville se locomoverem para suas festas. O primeiro Bali Hai foi montado em Piçarras na temporada (verão) de 1994/1995. De frente para o mar, em meio ao verão e em pleno contato com a natureza. O sucesso foi grande e inauguraram o Bali Hai em Porto Belo – considerado por muitos os MELHOR- em Içara, em Garopaba, na Espanha e na Atlântida. Fica a dica, caso passem pela região, eu na verdade não pude comparecer no local, mas tenho um grande entusiasmo em conhecer e curtir uma boa balada.

  • Previsão para a próxima postagem: 06/fev/2010 ou 13/fev/2010

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário...

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: