Pular para o conteúdo principal

Woohoo BioNews - Reptilia

A cobra cascavel possui, na extremidade da cauda, vértebras fundidas que formam um chocalho ou guizo, que o animal agita quando está irritado. Cada anel deste guizo está relacionado com uma muda de pele.

As cobras possuem o maior número de vértebras entre todos os vertebrados. Uma sucuri de 10m de comprimento existente no Instituto Butantã possui 311 vértebras.

Na derme existem cromatóforos. São os responsáveis pelas mudanças de cor desses animais, principalmente nos lagartos, como o camaleão, que se protege de predadores.

Nas tartarugas, a placa ventral, o plastrão, serve para proteção, e permite idendificar o sexo desses animais. Plana nas fêmeas e côncava nos machos.

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: