Pular para o conteúdo principal

Viagem ao fundo do oceano

Ao ler a matéria completa (Revista Galileu), inicialmente pensei que era uma viagem por pura diversão. Já iria criticar, pois conhecemos mais a superfície da lua do que o fundo dos oceanos (OBS: localizado no planeta ao qual vivemos), tanto a parte geológica quanto (principalmente) a biológica. Por conta do difícil acesso, pela questão da pressão. Mas ao ler a imagem acima, pude ver que será coletado material para ambas áreas do conhecimento. Além de desenvolver um filme 3D, que a meu ver será interessante.

Infelizmente a ciência demanda custos grandes quanto a tecnologia, o que de certo modo dificulta os trabalhos e por sua vez adquirir e divulgar o conhecimento.
No caso do oceano, como as coisas andam no que tange o crescimento populacional humano, recursos terrestres não darão conta de suprir a necessidade. Então, imagina-se que, se recorerá para o oceano.

Penso que para realizar exploração oceânica, temos que conhecer bem o que iremos retirar. Para que o recurso não se esgote já na primeira vez. Por exemplo, analisar o ciclo de vida dos animais.

Isso faz com que as ciências marinhas, cresçam!

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: