Pular para o conteúdo principal

Manguezal

O manguezal é um ecossistema complexo e um dos mais produtivos do planeta, sendo característico de regiões tropicais e subtropicais, onde é sujeito ao regime das marés.
É um sistema que tem muita importância na produção de alimentos para as espécies marinhas e para o homem que vive na sua dependência. Também exerce uma importância muito grande para a preservação ambiental dos estuários marinhos.
O Estado de Santa Catarina possui cerca de 94km2 ocupados por manguezais, sendo que a Baía da Babitonga contribui com 62km2
Esse ecossistema vem sofrendo impactos de toda ordem, provenientes da especulação urbana, da ocupação humana desordenada, da deposição de lixo urbano e da exploração econômica capitalista. 
Com o desgaste, cada vez mais acelerado, do ambiente físico, faz-se importante ressaltar que um dos maiores desafios futuros será a proteção ao meio ambiente.
 
Fonte:
 
DA SILVA, Anderson Flavio Gomes; IRMÃO, José Ferreira. Valoração dos recursos ambientais na área do parque dos manguezais na cidade de Recife. X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2010 – UFRPE
 
DORNELLES, Sidnei S.; MOREIRA, Gustavo M.; FREITAS, Luciano M. Caracterização da estrutura vegetal dos manguezais do canal do linguado, Baía da Babitonga. In CREMMER, Marta J.; MORALES, Paulo R. Dias; DE OLIVEIRA, Therezinha M. N. Diagnóstico ambiental da Baía da Babitonga. Joinville: Editora Univille; 2006. 187-199

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: