Pular para o conteúdo principal

Abertura do Canal do Linguado

O tema do post de hoje é constantemente discutida, a Abertura do Canal do Linguado (BR/SC-280). Estudo ambiental e sócio-econômico foram realizados pelas instituições de ensino e pesquisa próximas. Segundo o oceanógrafo Fernando Luiz Diehl, a simples abertura traria problemas para os moradores de Barra do Sul, Araquari e Joinville, além de diversas alterações ambientais na baía da Babitonga. Ao que tudo indica estas alterações não trariam muitos benefícios ambientais (30% se não me engano).
A discussão sobre a abertura ainda está perambulando, com o projeto de duplicação da 280. Ao qual edital não inclui a construção da ponte sobre o Canal do Linguado. O superintendente estadual do DNIT, João José da Silva, explicou que o órgão aguarda a definição do processo da Justiça Federal sobre a reabertura da ligação com a Baía da Babitonga. Ele ressalta que a duplicação da 280 segue o estudo encomendado pelo Ministério Público de Joinville, que sinaliza que a melhor solução seria a abertura do Canal Sul e a manutenção do Canal Norte fechado.

Demanda preocupação de todos, políticos, administradores, ambientalistas, tá bom nem todos, mas é um tema a ser discutido por especialistas e analisar bem o custo-benefício da Abertura do Canal.

Enquanto isso, vamos esperar mais informações e/ou estudos.

Mais informações:
http://www1.an.com.br/2001/jun/04/0cid.htm
http://www1.an.com.br/2000/abr/29/0alc.htm
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2010/09/projeto-de-licitacao-da-br-280-vai-ser-dividido-em-tres-lotes-3050239.html

Comentários

  1. Não e fácil fica esperando, mas os incompetentes da época, não pensarão no maior dano ambiental que fizeram, agora para recuperar esse dano, os incompetentes de hoje, ficam dados desculpas, vira essa palhaçada ai.
    REABREM ESSE CANAL.....

    ResponderExcluir
  2. Olá caro Luís. Primeiramente desculpe a demora em comentar. Então, tudo indica a abertura já que se manter fechada o mangue possa tomar conta da Baía, como mencionei no post:

    http://woohoodetudoumpouco.blogspot.com.br/2012/08/abertura-do-linguado-parte-2.html

    Vamos esperar, tomara que não muito, para ver o que vai dar. Enquanto isso estarei acompanhando as informações a respeito

    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário...

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: