Pular para o conteúdo principal

Coletivo Lixo Zero

Informações tiradas diretamente da página do evento no Facebook



Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente o propósito do Coletivo Lixo Zero é trazer conhecimento na prática para que possamos ser mais sustentáveis em nosso dia-a-dia.
Além de oficinas, exposições, música e arte teremos vários especialistas da área para conversar com cada participante sobre porque e como ser lixo zero!

ATRAÇÕES:

- EXPOSIÇÃO DE ROUPAS FASHION REVOLUTION - ANA MINÁCIO - 13h as 17h
Com o objetivo de transformar a economia da moda em um setor sustentável Ana apresenta sua coleção e nos fala como podemos ser sustentáveis na hora de escolher nossas roupas. Faça essa pergunta pra você: quem fez a sua roupa?

- MÚSICA - 14h as 16h30
E pra deixar o MAJ ainda mais lindo e com uma energia pra lá de positiva teremos os músicos Luiz Mattiazzo e Vitor Torres da banda Reino Fungi.

- ECOPONTO DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO - Reciclatronic -Tecnologia em Reciclagem - 13h as 17h
Encaminhe seus resíduos corretamente. Estaremos recebendo: TVs, rádios, computadores, mouses, CPUs e todo tipo de lixo eletrônico que será encaminhado para a reciclagem.

- BALCÃO DA ENERGIA SOLAR - Greenpeace Brasil - 13h as 17h
Com o apoio de multiplicadores solar teremos informações e oficinas durante todo o dia sobre energia solar. Alunos da Engenharia Elétrica da UDESC também apresentarão trabalhos e informações.

- OFICINA DE MONTAGEM DE TERRÁRIO EM POTES DE VIDRO -Florida feito a mão - 15h as 16h
Com o objetivo de desenvolver uma atividade que promova a prática do cultivo de plantas em espaços reduzidos! A atividade será promovida por duas pessoas, que ajudarão a conduzir o plantio adequado da planta no seu recipiente. Informando também a melhor maneira de cuidar dela e mantê-la viva a longo prazo. Inscrições e mais informações sobre a oficina: floridafeitoamao@gmail.com

- OFICINA DE COMPOSTAGEM - 15h as 16h
Aproximadamente 40% dos nossos resíduos são orgânicos. Que tal transformá-los em adubo ao invés de enviá-los para aterro? Alexandre de Araujo estudante de Engenharia Ambiental da Univille Universidade irá passar todo o seu conhecimento sobre o tema.

- OFICINA DE ARTE - 13h as 17h
As artistas Irene e Lais irão ensinar como reaproveitar materiais para fazer brinquedos e peças de decoração. Se possível leve materiais: revistas, jornais, cola branca, garrafas pet e caixinhas de leite vazias e limpas.

- DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE IPÊ AMARELO - 13h as 17h - Coletivo Permacultura Joinville
Para deixar nossas vidas ainda mais lindas e floridas o Coletivo Permacultura Joinville irá distribuir cerca de 100 mudas de ipês amarelos. Você já tem uma árvore de estimação? Aproveite essa oportunidade e viva essa experiência de ter uma árvore sob sua responsabilidade.

- BRECHÓ - 13h as 17h - Mariana Françozo
Nem sempre precisamos de uma roupa nova e cara. Com o brechó a ideia é encontrar peças de qualidade e com preço mais acessível fortalecendo e economia circular. O valor das peças ficará entre os valores de 5 e 50 reais. Se você quiser vender alguma coisa no bazar, favor entrar em contato com: mariana.francozo@hotmail.com

- COLETORES MENSTRUAIS REUTILIZÁVEIS - 13h as 17h
Uma conversa com mulheres que estão na fase fértil da vida, ou seja, mulheres de todas as idades que menstruam, para apresenta-las o coletor menstrual, que é feito de silicone e por isso pode ser utilizado por muitos anos, no mínimo 3 e pode chegar até dez anos, e com isso reduzir em muito a quantidade de lixo no que se refere a esse segmento.

- BALCÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO- 13h as 17h
A Harádia com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente preparou vários materiais de conscientização que serão distribuídos para adultos e crianças. Ela é Engenheira Ambiental e poderá conversar sobre várias formas de porque e como ser lixo zero.

- EXPOSIÇÃO E VENDA DO LIVRO: O CANTO DO GUERREIRO - 13h as 17h
"Uma história em prosa poética... o foco é "ecologia interior" ... mas existem várias referências de como é necessário estar em harmonia com os ciclos da vida e da natureza ... cuidando assim do nosso lixo emocional/espiritual..."
www.ocantodoguerreiro.com

- EXPOSIÇÃO DE ARTE - El Clandestino - Galeria de Arte - 13h as 17h
As obras de Rafael são feitas com pedaços de móveis descartados e encontrados nas ruas, telas usadas, molduras antigas e diversas técnicas. Confira o talento do artista e converse com a Sarah e o João Guilherme sobre tudo o que rola na Galeria de Arte mais querida de Joinville.

- PROGRAMA RECICLAR EPS (isopor®) - Termotécnica - 13h as 17h
Em parceria com a Termotéctica o Rodolfo irá trazer informações sobre a produção e reciclagem do famoso isopor®. Ele não é tão vilão como imaginamos e já pode ser reciclado aqui na nossa cidade! Haverá distribuição de brindes e apresentação de materiais confeccionados com isopor® reciclado.

- ENCERRAMENTO COM MARACATU - Grupo Morro do Ouro - 18h30
Para finalizar esse dia lindo teremos a apresentação do Grupo Morro do Ouro com uma apresentação de Maracatú.

O evento é gratuito e para todas as idades.
Apoio de comunicação: Blank Design
O evento terá a cobertura de vídeo da Cine-Monstro Vídeos
Fotos: Maria Augusta Berg Gayoso Neves
A gestão de resíduos será feita pela Rastro Soluções Sustentáveis.
Todos os envolvidos na organização são voluntários da causa lixo zero.

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: