Pular para o conteúdo principal

Correntes Marinhas - Baía Babitonga

Baía da Babitonga ganha monitoramento das correntes marinhas

Informações das correntes marinhas na Baía da Babitonga, no litoral Norte de Santa Catarina, estão já disponíveis para consulta. Os dados podem ser vistos no site da Epagri/Ciram e complementam outras informações ambientais como a altura da maré, volume de chuva, a temperatura e a velocidade e direção do vento. O correntômetro monitora de cinco em cinco minutos uma série de variáveis ambientais, incluindo a temperatura da água, a salinidade, a direção e a velocidade das correntes no local.

 

De acordo com o pesquisador Matias Boll, responsável pelo projeto de monitoramento ambiental na Baía da Babitonga, o acompanhamento das correntes marinhas vem sendo feito desde dezembro pelo correntômetro, instalado junto ao Terminal Portuário de Sant Catarina (Tesc). O equipamento, da empresa americana Falmouth Scientific, mede acusticamente as correntes marinhas em águas rasas com até 200 metros de profundidade.

 

Depois da leitura, os valores registrados são transmitidos via GPRS para o banco de dados da Epagri/Ciram em Florianópolis, onde passam por um controle de qualidade. O aparelho faz parte da rede de monitoramento oceanográfico da Baia da Babitonga. Essa rede conta também com três estações mareógrafos que medem a altura da maré no porto de São Francisco do Sul, no porto de Itapoá e na Ilha da Paz.

 

Argeu Vanz, oceanólogo da Epagri/Ciram, destaca que essa rede de monitoramento gera informações que vão aumentar a segurança de navegação e de manobras portuárias na Baía da Babitonga e poderão ser usadas para adoção de medidas de prevenção e contenção no caso de acidentes com cargas perigosas. "Além disso, a disponibilização das informações através da internet também permite um aumento na segurança de embarcações turísticas e de pesca artesanal, muito comuns na região", ressalta Vanz.

 

Esses equipamentos, aliados aos outros cinco marégrafos instalados ao longo da Costa Catarinense nas cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e Balneário Rincão compõem o Projeto Monitoramento Costeiro. Com essa iniciativa, a Epagri presta um serviço muito importante à população costeira e ao agronegócio catarinense, que tem seus principais produtos sendo exportados de forma mais segura e com mais competitividade.

---
Texto de: Ana Paula Keller
Jornalista MTE 005206/SC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11