Pular para o conteúdo principal

Resumo das Jornadas de Arqueologia - UNESC

Prezados, abaixo alguns link com as matérias publicadas no site da UNESC de divulgação das Jornadas Criciúma - IX Jornadas de Arqueologia Ibero-americanas e I Jornadas de Arqueologia Transatlântica.

1 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22782
Fechando o dia de debates na 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica, na Unesc, uma mesa-redonda discutiu as perspectivas da arqueologia brasileira e mundial no contexto da crise global. Atuaram como moderadores os professores doutorandos Jedson Francisco Cerezer, do (ITM) Instituto Terra e Memória, de Portugal, e Juliano Bitencourt Campos, da Unesc.

2 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22781
A segunda mesa-redonda de hoje (3/5) e a quarta da 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica, realizadas na Unesc, tratou do tema “Arqueologia e Patrimônio”. O coordenador dos trabalhos foi o professor doutor André Luiz Ramos Soares, da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), do Rio Grande do Sul.

3 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22776
A 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica iniciaram hoje (3/5) o último dia de debates com a mesa-redonda “Arqueologia ciência e sociedade”. Para a tarde e noite estão previstas mais duas mesas-redondas. Os eventos são realizados no Auditório Ruy Hülse, no campus da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense).

4 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22774
A Unesc assinou na manhã de hoje (3/5) um convênio com o ITM (Instituto Terra e Memória), vinculado ao IPT (Instituto Politécnico de Tomar) e a UTAD (Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro), de Portugal. A parceria visa a realização de projetos internacionais de arqueologia, arte rupestre, gestão de patrimônio e do território. Os convênios permitem a colaboração científica entre as instituições, com o acolhimento de alunos e professores nos seus laboratórios, seja no ITM ou na Unesc.

5 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22766
O professor doutor Stefano Grimaldi, da UNITN (Universita' degli Studi di Trento), da Itália, ministrou a última conferência da 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e da 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica na noite de hoje (2/5), no auditório Ruy Hülse, na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma. Ele abordou o tema “Arqueologia no Cruzamento da História e da Antropologia”.

6 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22764
A segunda mesa-redonda da 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e da 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica, promovidas na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, foi realizada na tarde de hoje, tendo como tema “Arte Rupestre e Território – da Pesquisa à Gestão”. Os trabalhos foram coordenados pelo professor doutor José Júlio Garcia Arranz, da Unex (Universidade da Extremadura), da Espanha.

7 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22761
Em seu segundo dia hoje (2/5), no campus da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, tendo a realização da primeira mesa-redonda. O tema abordado foi a Arqueologia do Contato, sob a coordenação do professor doutor Artur Henrique Franco Barcellos, da FURG (Universidade Federal do Rio Grande), do Rio Grande do Sul.

8 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22756
Pesquisas sobre Arqueologia de diversos países estão tomando conta das salas de aulas da Unesc nesta quinta e sexta-feira (2 e 3/5) no período da manhã. As apresentações científicas integram a 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica, que vão até sábado (4/5) na Universidade. Quem passar pelo Bloco R poderá conhecer trabalhos feitos por pesquisadores da Colômbia, Espanha, Etiópia, Inglaterra, Irão, Itália e Portugal, além de diversos estados brasileiros, como Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, e a capital federal, Brasília

9 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/326/22740
Iniciam apenas amanhã (1º/5), mas o campus da Unesc já acolhe pesquisadores de diversos países. Na manhã de hoje (30/4) eles foram recebidos pela Reitoria da Universidade. “Temos pesquisadores que chegaram aqui na Universidade que muitos só conhecem de livros”, afirmou o arqueólogo e professor da Unesc Juliano Bitencourt Campos, um dos organizadores dos eventos.

10 - http://www.unesc.net/portal/blog/index/326/10/0/0/0/10
A Unesc vai receber esta semana dois eventos internacionais de Arqueologia. A 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica iniciam na quarta-feira e seguem até sábado (1º a 4/5), no campus da Universidade. Participantes e palestrantes de diversos países começam a chegar amanhã (29/4) à Unesc

11 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/213/22754
Após o cerimonial de abertura da 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e da 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica, realizada hoje (1º/05), no Auditório Ruy Hülse, na Unesc, os trabalhos foram iniciados com a conferência “Ecologia, Cultura e Ambiente”, ministrada pelo professor doutor Rualdo Menegat (UFRGS), presidente do Fórum Nacional dos Cursos de Geologia.

12 - http://www.unesc.net/portal/blog/ver/213/22753
Desde hoje (1/5), a Unesc é palco da 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e da 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica. Os eventos ocorrem no campus da Universidade, em Criciúma (SC), até o próximo sábado (04/05). A cerimônia de abertura foi realizada no Auditório Ruy Hülse e contou com a apresentação dos músicos Carlos Paulo Matias e Rafael Casagrande da Rosa, ambos da Unesc. O coordenador do Setor de Arqueologia da Unesc, Juliano Bitencourt Campos, um dos organizadores dos eventos, deu as boas-vindas aos participantes e considerou que este é um momento de ousadia. “As Jornadas representam a travessia de limites e dificuldades. Mas estamos prontos”, assegurou.

Texto de: Arquéologo MSc. Juliano Bitencourt Campos
Coordenador do Setor de Arqueologia

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: