Pular para o conteúdo principal

Totvs e PMJ assinam protocolo para capacitar jovens

EMAIL QUE RECEBI:

Prefeitura de Joinville - Material de imprensa
Joinville,
27/05/2013 17:39:01

A Totvs, maior empresa brasileira no mercado de produção de softwares e prestação de serviços de informática, e a Prefeitura de Joinville assinaram nesta segunda-feira (27) protocolo de intenções para implantação de cursos de qualificação profissional de jovens de baixa renda e portadores de necessidades especiais nas áreas de informática e administração.
O convênio proposto deve ser assinado ainda no primeiro semestre entre o braço social da Totvs, o Instituto de Oportunidade Social (IOS), e a Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas), que será a responsável pela coordenação dos cursos, fornecimento dos espaços e equipamentos. O IOS participará com professores, material didático, uniformes e modelo pedagógico.
A formalização do protocolo ocorreu na sede da Prefeitura de Joinville, pelo prefeito Udo Döhler e pelo presidente nacional a Totvs, Laércio Cosentino. “Quero acompanhar pessoalmente esse processo, inclusive com uma visita à nova sede da Casa Brasil”, disse o prefeito, referindo-se ao local onde serão realizados os cursos.
Participaram do encontro os secretários Roque Mattei (Educação), Miguel Bertolini (Administração), Jalmei Duarte (Desenvolvimento Econômico) e Bráulio Barbosa (Gabinete). Pela Totvs, além do presidente Laércio Cosentino, estiveram presentes Saulo Porto (presidente do IOS) e Edimilson Correa (diretor da Totvs no segmento manufaturas).
“Ficamos muito felizes por essa iniciativa que atenderá tanto a necessidade de oferecer capacitação aos nossos jovens como o mercado de Joinville, cada vez mais exigente em função do desenvolvimento que experimentará nas próximas décadas”, afirmou o prefeito Udo Döhler.
O presidente da Fundamas, Gilberto Leal, estima que o convênio seja assinado no mês de julho e que as aulas sejam iniciadas no começo de agosto com uma turma de 60 alunos. O público visado por esse programa são alunos do ensino público na faixa etária dos 15 aos 24 anos. A capacitação terá a carga de 304 horas semestrais e atividades extras nas áreas de educação digital em Windows XP, Word, Excel, Power Point e Internet; rotinas administrativas, aulas de comunicação e expressão, cálculo matemático e palestras com foco na empregabilidade.
Segundo informações da Totvs e da Fundação Albano Schmidt, no Brasil há uma carência de 780 mil profissionais com formação em tecnologia de informação. “Em Joinville, levantamento indica uma demanda de 2.500 vagas; podemos dizer que vivemos um apagão nessa área”, avalia o presidente da Fundamas, Gilberto Leal.
Os alunos, segundo Gilberto Leal, serão escolhidos por meio de processo seletivo a ser elaborado e divulgado pela Fundamas em conjunto com a IOS. “Faremos um concurso para escolher os melhores. As datas serão amplamente divulgadas”, explicou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11