Pular para o conteúdo principal

Totvs e PMJ assinam protocolo para capacitar jovens

EMAIL QUE RECEBI:

Prefeitura de Joinville - Material de imprensa
Joinville,
27/05/2013 17:39:01

A Totvs, maior empresa brasileira no mercado de produção de softwares e prestação de serviços de informática, e a Prefeitura de Joinville assinaram nesta segunda-feira (27) protocolo de intenções para implantação de cursos de qualificação profissional de jovens de baixa renda e portadores de necessidades especiais nas áreas de informática e administração.
O convênio proposto deve ser assinado ainda no primeiro semestre entre o braço social da Totvs, o Instituto de Oportunidade Social (IOS), e a Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas), que será a responsável pela coordenação dos cursos, fornecimento dos espaços e equipamentos. O IOS participará com professores, material didático, uniformes e modelo pedagógico.
A formalização do protocolo ocorreu na sede da Prefeitura de Joinville, pelo prefeito Udo Döhler e pelo presidente nacional a Totvs, Laércio Cosentino. “Quero acompanhar pessoalmente esse processo, inclusive com uma visita à nova sede da Casa Brasil”, disse o prefeito, referindo-se ao local onde serão realizados os cursos.
Participaram do encontro os secretários Roque Mattei (Educação), Miguel Bertolini (Administração), Jalmei Duarte (Desenvolvimento Econômico) e Bráulio Barbosa (Gabinete). Pela Totvs, além do presidente Laércio Cosentino, estiveram presentes Saulo Porto (presidente do IOS) e Edimilson Correa (diretor da Totvs no segmento manufaturas).
“Ficamos muito felizes por essa iniciativa que atenderá tanto a necessidade de oferecer capacitação aos nossos jovens como o mercado de Joinville, cada vez mais exigente em função do desenvolvimento que experimentará nas próximas décadas”, afirmou o prefeito Udo Döhler.
O presidente da Fundamas, Gilberto Leal, estima que o convênio seja assinado no mês de julho e que as aulas sejam iniciadas no começo de agosto com uma turma de 60 alunos. O público visado por esse programa são alunos do ensino público na faixa etária dos 15 aos 24 anos. A capacitação terá a carga de 304 horas semestrais e atividades extras nas áreas de educação digital em Windows XP, Word, Excel, Power Point e Internet; rotinas administrativas, aulas de comunicação e expressão, cálculo matemático e palestras com foco na empregabilidade.
Segundo informações da Totvs e da Fundação Albano Schmidt, no Brasil há uma carência de 780 mil profissionais com formação em tecnologia de informação. “Em Joinville, levantamento indica uma demanda de 2.500 vagas; podemos dizer que vivemos um apagão nessa área”, avalia o presidente da Fundamas, Gilberto Leal.
Os alunos, segundo Gilberto Leal, serão escolhidos por meio de processo seletivo a ser elaborado e divulgado pela Fundamas em conjunto com a IOS. “Faremos um concurso para escolher os melhores. As datas serão amplamente divulgadas”, explicou.

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: