Pular para o conteúdo principal

Mini-curso de Zooarqueologia

Nos dias 08 e 09 de junho acontecerá na Semana do Biólogo, evento anual elaborado pelo CABio, Departamento de Ciências Biológicas Univille, o mini-curso de Zooarqueologia, ministrado pelo prof. convidado Claudio Ricken, por prof. Dione da Rocha Bandeira, e eu ficarei como monitor.


Tópicos abordados
·                    Preparação de uma coleção de referência - métodos de coleta, preparação e limpeza
·                    O esqueleto dos vertebrados. ossos e dentes - esqueleto axial e apendicular de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.
·                    Recuperação e armazenamento de material zooarqueológico. Procedimentos para coleta de dados zooarqueológicos.- métodos de coleta, preparação e limpeza.
·                    Métodos de quantificação de material zooarqueológico - Os índices NISP, MNI e MNE aplicados ao material coletado.
·                    Tafonomia: modificações naturais e culturais em vestígios arqueológicos. 
·        Uso do software ArchaeoBones. disponível em: http://www.archaeobones.com.br/
 

 Aproveitem a oportunidade de ter um curso neste assunto por aqui. Uma vez que dificilmente acontece cursos neste aspecto no Brasil. O assunto é interessante e mesmo que não sigam na área, vale o conhecimento da existência da zooarqueologia

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: