Pubicação na Revista Tecnologia e Ambiente - UNESC

É com muito prazer que faço este post. Venho anunciar a publicação do artigo ESTUDOS DE DIAGNÓSTICOS ARQUEOLÓGICOS REALIZADOS NA BAÍA DA BABITONGA – CONTRIBUIÇÃO PARA O MAPEAMENTO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NO PROJETO ATLAS. De Thiago Fossile e Dione da Rocha Bandeira -   Publicado em: Revista Tecnologia e Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNESC em volume especial contendo as atas das IX Jornadas de Arqueologia Iberoamericana e I Jornadas de Arqueologia Transatlântica (http://periodicos.unesc.net/index.php/tecnoambiente/article/viewFile/1324/1271).

Resumo: O presente artigo refere-se ao projeto “Atlas Histórico da Região da Baía da Babitonga”
cujo objetivo é elaborar uma publicação com base em levantamentos documental e bibliográfico das seis cidades que circundam a Baía: Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva e Itapoá. Busca a compreensão e o registro do processo de ocupação histórica do território dos municípios mencionados. A pesquisa está concentrada na documentação relativa às cinco fases que compreendem o ATLAS: 1) ocupação pré-colonial; 2) distribuição de sesmarias; 3) colonização açoriana; 4) imigração oficial e 5) migrações atuais. Este artigo, além de ter como objetivo mostrar o
desenvolvido das atividades do subprojeto “Estudos de diagnósticos arqueológicos realizados na Baía da Babitonga – contribuição para o mapeamento dos sítios arqueológicos no projeto ATLAS”, também se preocupa com a apresentação dos dados referente a toda abordagem arqueológica no projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas