Pular para o conteúdo principal

Pubicação na Revista Tecnologia e Ambiente - UNESC

É com muito prazer que faço este post. Venho anunciar a publicação do artigo ESTUDOS DE DIAGNÓSTICOS ARQUEOLÓGICOS REALIZADOS NA BAÍA DA BABITONGA – CONTRIBUIÇÃO PARA O MAPEAMENTO DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NO PROJETO ATLAS. De Thiago Fossile e Dione da Rocha Bandeira -   Publicado em: Revista Tecnologia e Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNESC em volume especial contendo as atas das IX Jornadas de Arqueologia Iberoamericana e I Jornadas de Arqueologia Transatlântica (http://periodicos.unesc.net/index.php/tecnoambiente/article/viewFile/1324/1271).

Resumo: O presente artigo refere-se ao projeto “Atlas Histórico da Região da Baía da Babitonga”
cujo objetivo é elaborar uma publicação com base em levantamentos documental e bibliográfico das seis cidades que circundam a Baía: Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva e Itapoá. Busca a compreensão e o registro do processo de ocupação histórica do território dos municípios mencionados. A pesquisa está concentrada na documentação relativa às cinco fases que compreendem o ATLAS: 1) ocupação pré-colonial; 2) distribuição de sesmarias; 3) colonização açoriana; 4) imigração oficial e 5) migrações atuais. Este artigo, além de ter como objetivo mostrar o
desenvolvido das atividades do subprojeto “Estudos de diagnósticos arqueológicos realizados na Baía da Babitonga – contribuição para o mapeamento dos sítios arqueológicos no projeto ATLAS”, também se preocupa com a apresentação dos dados referente a toda abordagem arqueológica no projeto.

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: