Pular para o conteúdo principal

Curso de Inverno de Genética (CIG)


O Curso de Inverno de Genética (CIG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é ofertado anualmente, desde 2008, por professores e alunos da pós-graduação em Genética da UFPR, com o objetivo de contribuir para a formação acadêmica dos alunos e promover intercâmbio de experiências e informações entre alunos de diferentes áreas da genética. Este ano, o Setor de Ciências Biológicas da UFPR irá sediar o XII Encontro Paranaense de Genética e o VII Curso de Inverno de Genética que serão ofertados como um Evento conjunto - Genética para Todos – que, além de ofertar os mini-cursos e aulões característicos do CIG, incluirá Conferências e Simpósios ministrados por pesquisadores de diferentes áreas da Genética. O Evento contará também com Sessão de Painéis e apresentação das Linhas de Pesquisa do Programa de pós-graduação em Genética da UFPR.
Genética para Todos também ofertará um conjunto de atividades voltadas para professores do Ensino Médio que visam ampliar e explorar o conhecimento relativo a temas contemporâneos da Genética e que são relevantes para a realidade educacional e social brasileira. O Evento incluirá a sessão Genética na Escola para a mostra de recursos e ferramentas didáticas produzidos por professores de Ensino Médio e de Graduação.
​ ​
O evento será realizado entre 21 a 25 de julho de 2014 em Curitiba no setor de Ciências Biológicas da UF
​ PR
.
As Inscrições estão abertas.

Compartilhem no Face

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: