Pular para o conteúdo principal

TESTES DE TOXICIDADE



TESTES DE TOXICIDADE

- AGUDA: avalia uma resposta severa e rápida dos organismos, a um estimulo que se manifesta, em geral, num intervalo de 0 a 96 horas. Normalmente o efeito observado é a letalidade ou outra manifestação que a antecede, como imobilidade para invertebrados. Determinar a Concentração Letal Média (CL50) ou a Concentração Efetiva Média, ou seja, a concentração do agente tóxico que causa mortalidade ou imobilidade, respectivamente, a 50% dos organismos depois de determinado tempo de exposição.
Autores consideram que associações do monitoramento químico com o monitoramento biológico, permitem uma melhor avaliação das causas dos efeitos nos organismos, através da identificação de substâncias que podem estar influenciando na toxicidade das amostras.
O ecossistema aquático pode apresentar condições inadequadas para a manutenção da vida, mesmo quando parâmetros físico-químicos da água estejam de acordo com a legislação. Isto pode ser causado por interação entre componentes de efluentes, fontes de poluição não pontuais, etc.
Em ecossistemas aquáticos não se deve limitar-se apenas a análise da água, mas também do sedimento – os poluentes sofrem transformações/interações físico-químicas (diluição, biodegradação, sedimentação...), estando geralmente disponíveis em concentrações crônicas. No entanto fazem, na maioria dos casos, estudos agudos = testes baratos, confiáveis e simples, mas existem limitações quanto à interpretação e geração de dados:
·        Avaliar de que maneira a mortalidade aumenta após a exposição.
·        Geralmente se faz com uma espécie: contexto de multiespécies = cadeia trófica.
·        Variação entre as espécies. Um nível seguro para A pode não ser para B
·        Etc.

- sub-crônica: O tempo de exposição deste estudo é de 1 a 3 meses. São usadas 3 doses experimentais (mínima, intermediária e máxima). Sendo que a dose máxima não deve produzir um índice de letalidade acima de 10% (para que não inviabilize as avaliações histopatógicas e bioquímicas).

Os principais objetivos deste estudo são:

  • determinar a dose de nenhum efeito observado – DNEO (que significa a dose máxima na qual não se observa efeito).
  • estudar mais efetivamente órgãos alvos e determinar aqueles com mais suscetibilidade.
  • prover dados sobre dosagens seletivas para estudo de toxicidade crônica


- CRÔNICA: dependem diretamente dos resultados de toxicidade aguda, sendo que concentrações subletais são calculadas a partir da CL50. Mais sensíveis à diluição esperada em amostras ambientais; avalia a ação dos poluentes cujo efeito traduz-se pela resposta a um estímulo que continua em longo tempo, geralmente por um período que vai de 10% do ciclo vital até a totalidade da vida do organismo. Observam-se, normalmente, efeitos que permitem sua sobrevivência, mas que afetam uma ou várias das funções biológicas – reprodução, desenvolvimento dos ovos, crescimento, etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11