Câmera perdida no mar



Câmera é resgatada com fotos intactas depois de 2 anos embaixo do mar http://virgula.uol.com.br/inacreditavel/curiosidades/camera-e-resgatada-com-fotos-intactas-depois-de-2-anos-embaixo-do-mar

O que uma câmera perdida tem a ver com ciência?

Olhem para a imagem acima e digam o que veem. Muitos irão dizer, supostamente, que ela está suja. Essa "sujeira" são organismos. E esse processo/acumulo de organismos se chama bioincrustação (fouling).

O fouling são fixados/criados em cascos de embarcações, cultivo de organismos marinhos, e objetos no mar. Um tema que merece estudos, e que tem impacto na economia naval e na produção/cultivo de organismos marinhos. Além de impacto ambiental, em caso de espécies exóticas/invasora.

Outro tema que podemos abordar partindo da observação da imagem do início da postagem é o RAM - Recifes Artificiais Marinhos (veja o post de Vantagens e Desvantagens do Recife Artificial Marinho). De acordo com Santos e Passavante (2007), "vários estudos em recifes artificiais têm focado seus esforços no estudo da ictiofauna e da fauna incrustante (fouling)"

Comentários

Postagens mais visitadas