Pular para o conteúdo principal

Projeto para ajudar na relação mãe-filha

Projeto financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Joinville quer ajudar mães e filhas adolescentes a se relacionarem melhor. O trabalho será desenvolvido gratuitamente pelo Centro de Estudos e Orientação da Família (Cenef).

As inscrições estão abertas até o dia 20 de março e podem ser feitas pelo telefone 3422-7033 ou pelo e-mail repensar2015@gmail.com. O Cenef fica na rua Urussanga, 444, bairro Bucarein. 

O projeto “(Re)pensar: as novas perspectivas e demandas da relação entre mães e filhas... os seus papeis na contemporaneidade” vai atender até 20 adolescentes de 12 a 16 anos e suas respectivas mães. As atividades serão desenvolvidas em grupo, todas as quartas-feiras, a partir de abril. As adolescentes se encontram às 16 horas, e suas mães, às 19 horas.

As atividades serão desenvolvidas pelas psicólogas Maria Cláudia Corrêa e Amanda Kanzler. O objetivo é dar suporte às meninas e também para as suas mães que, muitas vezes, têm dificuldade de entender a fase que as filhas estão vivendo, que é a adolescência. “Queremos que mãe e filha vejam as qualidades que existem na relação e o papel de cada uma delas”, destaca Maria Cláudia.

As pessoas inscritas vão passar primeiro por uma triagem com as psicólogas. A intenção é verificar quais casos se encaixam para atendimento em grupo ou se há situação que deve ser encaminhada para atendimento individualizado no próprio Cenef ou outro local.
O projeto proposto pelo Cenef foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) no final do ano passado para financiamento pelo FIA em 2015. Foram destinados R$ 27.524,00. 


Texto da Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)
E-mail: drimprensa@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11