Pular para o conteúdo principal

Vazamento de esgoto, mais uma vez...

Enquanto está acontecendo o evento, mau divulgado como quase se faz a respeito de temas ambientais, que vai reunir "empresas de saneamento básico do país para discutir alternativas para reduzir o desperdício de água" (informação no site da Águas de Joinville), há mais um, das incansáveis vezes de vazamento de esgoto na R. Xanxerê. Faz uma semana ou mais que esta cena está deste exato modo. Vazamento constante de esgoto.


Hoje é apenas um, mas tem dias que são três fontes de vazamento.




Não preciso dizer mais nada, certo!? Mas devo! Até onde sei em base do meu pequeno conhecimento ambiental, saneamento básico incluí o esgoto, portanto, deve-se dar atenção, ainda mais que é um impacto na vida das pessoas da localidade - cheiro forte, esgoto próximo a um mercado e possível contaminação. E o que se fez até então? Nada, muito mais nada do que remendos nas inúteis vezes que visitaram o local nas demais vezes que o ocorrido se repetiu no passado.

P.s.: sem contar a grande quantia de água tratada perdida no caminho de distribuição, que já é evidente e até comentado pelo presidente da Águas de Joinville no Fórum da Água, realizado pela Câmara de Vereadores faz um tempo.

O fato é que tem que ser feito algo pra ontem, pois a água tem o seu caminho, e não vai esperar por nós humanos.

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: