Pular para o conteúdo principal

Estágio supervisionado em conservação de bens móveis

Fundação Catarinense de Cultura abre inscrições para estágio supervisionado em conservação de bens móveis

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do seu Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor), está com inscrições abertas de 11 de janeiro a 5 de março para a edição de 2017 do Estágio Supervisionado em Conservação de Bens Culturais Móveis. As inscrições podem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/WT9WJPH9siYHzvpf1. Além do preenchimento da ficha é necessário enviar um texto dissertativo, conforme o edital.
 
O resultado da seleção será divulgado no dia 7 de março e as aulas começam no dia 27 de março de 2017, na sede da FCC, em Florianópolis. O estágio tem sua grade curricular distribuída durante 10 meses, divididos em encontros mensais totalizando 140 (cento e quarenta) horas, com aulas teóricas e práticas. O objetivo é capacitar profissionais para análise, diagnóstico e atuação na conservação preventiva de bens culturais móveis.
 
Mais informações podem ser obtidas diretamente pelos telefones (48) 3664-2616 ou 3664-2617. 
 
Sobre o Atecor
 
Criado em 1982, o Ateliê de Conservação/Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) é um setor da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura. Presta serviços de conservação-restauração aos acervos dos museus vinculados à FCC e de obras de arte de propriedade do Estado. É responsável pela aprovação de projetos e fiscalização de intervenções de conservação-restauração nos bens móveis e integrados existentes nos bens edificados tombados pelo Estado. Presta assessoria técnica às instituições que  necessitam de atendimento em conservação de acervos museológicos. 
 
Além disso, desenvolve desde 1995 o Estágio Supervisionado, por meio do qual objetiva repassar informações técnicas por meio de leituras, e de atividades práticas sobre conservação/restauração de bens culturais móveis a pessoas que atuem ou venham a atuar na área da preservação do patrimônio cultural, com os acervos de instituições públicas e particulares que possuam valor histórico e cultural para o Estado de Santa Catarina. 
 

:: Confira o edital na íntegra no site da FCC

Copyright © 2017 Fundação Catarinense de Cultura, All rights reserved. 

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: