quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Devemos tudo aos alimentos

Pelo menos é o que parece, os alimentos fizeram os "humanos" (austrolopitecos, homo..) a modificarem seus hábitos.
Richard Wrangham e colegas recentemente realizaram uma pesquisa sobre a importância do cozimento de alimentos an evolução humana. Foi detectado que com o cozimento de alimentos além de deixá-lo mais fácil de mastigar (macio) também há aumento o conteúdo energético do mesmo. Quando há o aquecimento carboidratos complexos tornam-se mais digestíveis, liberando assim mais calorias. O cozimento foi claramente uma inovação que melhorou a qualidade de alimentação humana.
A saída dos "humanos" da África (há contexto nisso) para habitar novos ares na Europa, novamente parece os alimentos como motivo. Eu explico. Segundo Leonard, o que um animal come é o que define a área necessária para ele sobreviver. Ou seja, animais carnívoros necessitam de mais área do uqe vegetarianos, pois têm menos calorias totais disponíveis por unidade de área.
Com tanta modificação na alimentação fomos capazes de prosperar em quase todos os ecossistemas sobre a Terra, consumindo desde alimentos de origem animal até tubérculos e cereais. Sem dúvida a diversidade d eestratégias que desenvolvemos para criar dietas adequadas ás nossas necessidades e a sempre crescente eficiência com que extraímos energia e nutrientes do ambiente, foi o marco da evolução humana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário...