Pular para o conteúdo principal

Devemos tudo aos alimentos

Pelo menos é o que parece, os alimentos fizeram os "humanos" (austrolopitecos, homo..) a modificarem seus hábitos.
Richard Wrangham e colegas recentemente realizaram uma pesquisa sobre a importância do cozimento de alimentos an evolução humana. Foi detectado que com o cozimento de alimentos além de deixá-lo mais fácil de mastigar (macio) também há aumento o conteúdo energético do mesmo. Quando há o aquecimento carboidratos complexos tornam-se mais digestíveis, liberando assim mais calorias. O cozimento foi claramente uma inovação que melhorou a qualidade de alimentação humana.
A saída dos "humanos" da África (há contexto nisso) para habitar novos ares na Europa, novamente parece os alimentos como motivo. Eu explico. Segundo Leonard, o que um animal come é o que define a área necessária para ele sobreviver. Ou seja, animais carnívoros necessitam de mais área do uqe vegetarianos, pois têm menos calorias totais disponíveis por unidade de área.
Com tanta modificação na alimentação fomos capazes de prosperar em quase todos os ecossistemas sobre a Terra, consumindo desde alimentos de origem animal até tubérculos e cereais. Sem dúvida a diversidade d eestratégias que desenvolvemos para criar dietas adequadas ás nossas necessidades e a sempre crescente eficiência com que extraímos energia e nutrientes do ambiente, foi o marco da evolução humana!

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: