Pular para o conteúdo principal

Glaciações

Após saber que por volta de 1995, pouco mais de 15 milhões de km² eram cobertos de gelo perene, sem contar às áreas que o gelo ocupava temporariamente, a importância do gelo para as áreas geológicas, é aumentada graças ao conhecimento que em eras geológicas anteriores a área coberta de gelo era superior. (LEINZ, AMARAL – 1995).

O Brasil atualmente isento da ação de gelos, já sofreu, há cerca de 200 milhões de anos, intensas atividades glaciais, essas podem ser percebidas através de vestígios em todo o sul do país. (Idem).

Segundo Leinz e Amaral, a neve forma-se pela cristalização do vapor de água no interior ou pouco abaixo das nuvens. Nas regiões tropicais funde-se antes de cair, já em regiões firas, cai sob simetria hexagonal. Seu tamanho varia de 0,2mm a 12,00mm de diâmetro, dependendo da temperatura da nuvem.

Hoje se reconhece três tipos de geleiras (grandes e duradouras massas de gelo formadas nas regiões continentais, onde a precipitação de neve compensa a perda pelo degelo) o alpino; o continental e o de piemonte.

O gelo puro possui um poder erosivo bastante limitante sobre as rochas compactadas. Contudo, a quantidade de detritos rochosos encontrados nas geleiras é tal, que esta, em seu movimento, funciona como uma grande lixa.

Como vimos em sala de aula, existem dois tipos de vales, o em forma de U e V. O vale em V tem as formas arredondadas dos morros caracterizando a erosão fluvial, já o em U há presença de vales suspensos e as formas pontiagudas e ásperas que caracterizam a erosão glacial.

Uma forma de verificar/saber se houve glaciação no local é avistando o tilito – rocha endurecida formada pelo acúmulo dos detritos levados por uma geleira.

Referente às teorias de glaciação, tem-se 4 tipos, sendo os seguintes argumentos:

a) Aspectos geográficos: estes invocam fenômenos atmosféricos e oceânicos para explicar a glaciação.

b) Aspectos geofísicos: estes procuram explicar as grandes glaciações na suposição da mudança na posição dos continentes.

c) Aspectos astronômicos: estes se referem ás variações no movimento da Terra em relação ao Sol.

d) Aspectos cósmicos: Alguns antigos chegaram a supor que nosso sistema planetário atravessasse regiões frias em sua caminhada celeste. Outros admitiam a existência de nuvens cósmicas ocasionais, que dispersariam os raios solares, determinando com isso a queda da temperatura.

Ainda sobre as teorias é bom citar o meteorologista Sir George Simpsom, cujo argumentou que um eventual aumento do calor solar cedido a Terra faria com que fossei aumentada a evaporação, assim como a intensidade dos ventos que transportariam os vapores de água para as regiões frias, determinando com isso um aumento na precipitação de neve. Por outro lado, a nebulosidade intensa protegeria a neve contra a insolação, havendo com isso o aumento continuo das geleiras, enquanto perdurassem tais condições.

Embora esta hipótese seja bem formulada, continua o mistério da causa da flutuação do calor solar cedido a Terra, pois os fenômenos astronômicos repetem-se ciclicamente e a Terra ficou 200 milhões de anos sem glaciação, isto é, do Paleozóico superior até o Quaternário.

Referências

LEINZ, Viktor e AMARAL, Sérgio Estanislau do. Geologia Geral. 1995. 12 ed. rev. São Paulo: Editora Nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções. Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água. Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas. Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos; Dinâmicas: transporte (ex: hemogl

Zoólito de tubarão

Apresentado zoólito (peça arqueológica em forma de animal, desenvolvida em rocha) de tubarão, presente no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPel). O que me fez fazer este post foi a leitura do artigo titulado: " Reinterpretando o zoomorfo de tubarão da coleção "Carla Rosane Duarte Costa" " de GONZALEZ e MILHEIRA. " Corpo fusiforme; olhos circulares e quatro fendas branquiais; boca ventral e narinas; duas nadadeiras dorsais e nadadeiras peitorais; sulco pré-caudal, nadadeira caudal homocerca e quilhas laterais; órgão reprodutor masculino (clásper), nadadeiras pélvicas e cloaca " Estas informações foram apresentadas somente analisando a escultura acima. E mais, após fez-se a identificação zoológica da escultura. Esta identificação tem como objetivo enriquecer a discussão sobre possíveis atividades humanas em alto mar. SIM, isto mesmo! Já imaginaram que apartir de um zooólito po

Carrapato não tem pai?

Surgiu uma pergunta esses dias: por que o carrapato não tem pai? Fui pesquisar e descobri a resposta. Alguns carrapatos se reproduzem assexuadamente, por partenogênese, que não é preciso fecundação dos ovos.   Mais informação: PARTENOGÊNESE: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/partenogenese.htm CARRAPATO: http://www.ra-bugio.org.br/projetosrealizados.php?id=11