Pular para o conteúdo principal

Inteligência que custa caro

Todos já sabemos que nosso cérebro é superior ao de nossos (supostos) "primos", os australopitecos e os H. erectus e os H. habilis. Mas segundo William R. Leonard, essa diferença custa caro, não em moedas, mas em gasto de energia é claro. Ele diz que "o extraordinário em nosso cérebro grande, sob uma perspectiva nutricional, é quanto de energia ele consome - aproximadamente 16 vezes mais do que um tecido msucular por unidade de peso", completa que "o metabolismo de um cérebro em repouso ultrapassa de 20% a 25% as necessidades de energia de um humano adulto - bem mais que os 8% a 10% observados em primatas não humanos e os 3% a 5% em outros mamíferos".
Outra informação legal que Leonard comenta é que a expansão do cérebro poderia não ter ocorrido se os hominídeos não tivessem adotado uma dieta rica em calorias e nutrientes para suportar os custos associados. E complementa, que houve mudança alimentar, ou seja, mais uso de "produtos" de origem animal do que vegetais, uma vez que os primeiros contêm mais calorias e nutrientes que os últimos.

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: