sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Oportunidade

          A Católica junto com o governo do estado de SC estão oferecendo cursos gratuitos na área de informática, com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. O curso é destinado para jovens.  

Católica de Santa Catarina em Joinville sediará cursos do Programa Geração TEC do Governo do Estado

A Católica de Santa Catarina em Joinville é parceira do Geração TEC, programa do Governo Estado para capacitação de jovens e adultos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A instituição oferecerá os cursos de Suporte/Help Desk, .NET, Java e Progress. Os interessados podem se inscrever em alguns desses cursos pelo sitewww.geracaotec.sc.gov.br, até às 16 horas do dia 26 de agosto.

“Por meio do Geração TEC, os jovens catarinense estão acendendo o farol da inovação por todas as regiões do Estado. Em quase dois anos, o programa forma uma geração para atuar no setor de tecnologia, um dos que mais cresce e que será o motor da nova economia catarinense", afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.

Em Joinville, serão ofertadas 120 vagas para os quatro cursos. A duração prevista é de 190 a 280 horas de aula, com previsão de início em setembro, no período matutino, vespertino e noturno. Os cursos foram selecionados conforme a demanda por profissionais, de cada município. O levantamento inicial do mapeamento apontou para uma necessidade de mais de 2,4 mil profissionais neste ano. Para conhecer essa demanda, o Geração TEC mapeou 13 cidades do Estado, durante dois meses.

Gratuitamente, o programa é destinado a jovens com 17 anos ou mais, que tenham completado o ensino médio ou estejam cursando o último ano, com conhecimentos básicos em informática e que não estejam trabalhando com atividades relacionadas à TIC.

Segundo o presidente da Softville, Dionei José Alves Domingos, para zerar o déficit de mil profissionais na região de Joinville, no setor de TIC, será necessário o engajamento dos empresários e aproveitamento direto dos futuros jovens talentos do programa Geração TEC.

Lançado em 2011, já foram realizadas 2.092 certificações e 1.469 pessoas concluíram o curso, em 12 cidades de Santa Catarina. Em Joinville, 130 pessoas foram capacitadas no último ano e 84 alunos estão em sala de aula, com o apoio da Fundação Softville. Para 2013, o Governo do Estado garantiu R$ 3,5 milhões em recursos para a execução do programa, que pretende formar cinco mil pessoas até 2014.

O Geração TEC é um programa da SDS, realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Instituto Internacional de Inovação (i3), com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e com instituições do setor de tecnologia das cidades atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário...