Ciência Sustentável

Este dias recebi um e-mail que me chamou a atenção pelo tema e modo em que é realizado. Me fez pensar sobre o assunto - Ciência Sustentável, ou seja, a ciência se auto sustentar?

E-mail
------------------------------------------------------------
Dear Zooarchaeologists,

We are currently offering the first year of an NSF funded Research Experience for Undergraduates that has a focus on zooarchaeology. The program will be held in Kampsville, Illinois, and run from June 15-August 7. Students will be instructed in archaeological excavations, zooarchaeological analysis, data analysis, and research writing. Participating students will receive free room, board (excluding Saturday evenings and Sundays), and a weekly stipend of $400. Unfortunately, the program is only available to undergraduate students who are United States citizens. 

More information about the program and how students can apply is provided on the following website:http://www.caa-archeology.org/programs/reu/  

Please feel free to pass this information along to undergraduate students with an interest in zooarchaeology.

Many Thanks,
------------------------------------------------------------

Fonte: CAA Archaeology

A ideia do programa, vamos chamar assim, é proporcionar aos alunos experiências de investigação em ciências arqueológicas e ecológicas. Onde será ensinado desde a base teórica até a atuação. E O MAIS IMPORTANTE, os alunos RECEBEM pelo trabalho - U$ 400 (cerca de R$ 1248) por semana. Muito mais do que recebe um cientista recém formado no Brasil (biologia, por exemplo, que é o que mais tenho conhecimento, porém imagino que para demais áreas seja assim) - normalmente, ganham salário do comércio.

Posts que podem interessar

O fim da biologia (?)
Com todo respeito

Muitos podem e pensam:


Uma triste, mas verdadeira verdade. Sabemos que muitos desvalorizam o estudo, a formação e a atuação de cientistas, seja qual for sua formação.

Foi ai que pensei - a ciência pode se auto sustentar?
Levando em consideração o número de mestrandos e doutorandos do Brasil todo teremos X projetos de pesquisas, se pararmos para pensar é um número considerável para grande. Será que estes não podem ser EMPREGOS dos graduandos e pós-graduandos? Fazer com que todo projeto tenha recurso para contratação de equipe, ou que as universidades contratem uma equipe multidisciplinar para atuação das pesquisas (uma equipe ou várias para cada temática/grande área do conhecimento) de mestrado e doutorado?

Posso estar viajando, mas não é uma ideia absurda. Creio que dê para fundamentar com ajuda de uma equipe multidisciplinar - ciência, direito, política, etc. É uma maneira de geração de renda para os pesquisadores/cientistas, e de fazê-los atuarem em suas áreas de formação, pois sabemos que no Brasil é e está difícil.

Pra você, a ciência pode se auto sustentar?

Comentários

Postagens mais visitadas