Pular para o conteúdo principal

Ciência Sustentável

Este dias recebi um e-mail que me chamou a atenção pelo tema e modo em que é realizado. Me fez pensar sobre o assunto - Ciência Sustentável, ou seja, a ciência se auto sustentar?

E-mail
------------------------------------------------------------
Dear Zooarchaeologists,

We are currently offering the first year of an NSF funded Research Experience for Undergraduates that has a focus on zooarchaeology. The program will be held in Kampsville, Illinois, and run from June 15-August 7. Students will be instructed in archaeological excavations, zooarchaeological analysis, data analysis, and research writing. Participating students will receive free room, board (excluding Saturday evenings and Sundays), and a weekly stipend of $400. Unfortunately, the program is only available to undergraduate students who are United States citizens. 

More information about the program and how students can apply is provided on the following website:http://www.caa-archeology.org/programs/reu/  

Please feel free to pass this information along to undergraduate students with an interest in zooarchaeology.

Many Thanks,
------------------------------------------------------------

Fonte: CAA Archaeology

A ideia do programa, vamos chamar assim, é proporcionar aos alunos experiências de investigação em ciências arqueológicas e ecológicas. Onde será ensinado desde a base teórica até a atuação. E O MAIS IMPORTANTE, os alunos RECEBEM pelo trabalho - U$ 400 (cerca de R$ 1248) por semana. Muito mais do que recebe um cientista recém formado no Brasil (biologia, por exemplo, que é o que mais tenho conhecimento, porém imagino que para demais áreas seja assim) - normalmente, ganham salário do comércio.

Posts que podem interessar

O fim da biologia (?)
Com todo respeito

Muitos podem e pensam:


Uma triste, mas verdadeira verdade. Sabemos que muitos desvalorizam o estudo, a formação e a atuação de cientistas, seja qual for sua formação.

Foi ai que pensei - a ciência pode se auto sustentar?
Levando em consideração o número de mestrandos e doutorandos do Brasil todo teremos X projetos de pesquisas, se pararmos para pensar é um número considerável para grande. Será que estes não podem ser EMPREGOS dos graduandos e pós-graduandos? Fazer com que todo projeto tenha recurso para contratação de equipe, ou que as universidades contratem uma equipe multidisciplinar para atuação das pesquisas (uma equipe ou várias para cada temática/grande área do conhecimento) de mestrado e doutorado?

Posso estar viajando, mas não é uma ideia absurda. Creio que dê para fundamentar com ajuda de uma equipe multidisciplinar - ciência, direito, política, etc. É uma maneira de geração de renda para os pesquisadores/cientistas, e de fazê-los atuarem em suas áreas de formação, pois sabemos que no Brasil é e está difícil.

Pra você, a ciência pode se auto sustentar?

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: