Pular para o conteúdo principal

Guarda e conservação de acervos arqueológicos


CULTURA - Museu de Sambaqui realiza palestra sobre guarda e conservação de acervos arqueológicos
Joinville, 
23/08/2016 09:48:39

Nesta quinta-feira (25), a conservadora do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ), Adriana Maria Pereira dos Santos, irá ministrar uma palestra sobre guarda e conservação de acervos arqueológicos. O encontro ocorre no Auditório do MASJ, a partir das 9 horas, e contará com a presença de técnicos das unidades da Fundação Cultural de Joinville e também será aberto ao público interessado. 

O foco da palestra é a Portaria n° 196, publicada em 18 de maio deste ano, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A conservadora do MASJ abordará a especificidade dos acervos arqueológicos enquanto propriedade da União, os trâmites de endosso das instituições de guarda junto aos arqueólogos e ao IPHAN, as orientações de acondicionamento e conservação e os acessos aos pesquisadores. 

Adriana Maria Pereira dos Santos é graduada em História e mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Exerce o cargo de conservadora do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville desde 1996, onde é responsável pela conservação de acervos. A palestra integra a programação de eventos da Associação de Amigos do Museu de Sambaqui. 

Serviço

O quê: Palestra sobre guarda e conservação de acervos arqueológicos

Quando: quinta-feira (25), às 9 horas

Onde: Auditório do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville – Rua Dona Francisca, 600, Centro

Entrada gratuita

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: