Pular para o conteúdo principal

III ENIPAC

APRESENTAÇÃO

III Encontro Internacional Interdisciplinar em Patrimônio Cultural – III ENIPAC será realizado nos dias 22 e 23 de setembro de 2016 e será promovido pelo Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Pretende-se discutir, aprofundar e disseminar a temática do patrimônio cultural, em uma perspectiva interdisciplinar, enfocando a questão da ética e da inovação. 
Por patrimônio cultural entende-se bens, práticas e valores culturais apropriados pelo homem, articulados em uma sociedade e enraizados em um território, cujo reconhecimento e a preservação são significativos para a manutenção da memória e das identidades dos que lá vivem. 
É importante considerar que o campo do patrimônio cultural vem, nas últimas, décadas, redefinindo os limites de sua atuação. Houve um alargamento conceitual de patrimônio cultural, abrangendo aquilo que podemos hoje chamar de patrimônios culturais. 
A discussão epistemológica do campo revigorou e ampliou as pesquisas sobre a temática que retroalimentaram a área. Entretanto, para lidar com a amplitude da complexidade e tensões do campo do patrimônio cultural, que geralmente envolve interesses e valores diversos, questões éticas são colocadas quando considerada a questão da inovação. 
Também neste contexto devem ser consideradas as políticas públicas, ainda incipientes, muitas vezes imprecisas, de acesso e gestão dos bens culturais. 
A metodologia adotada para realizar o III ENIPAC será conferências, mesas redondas, simpósios com apresentação de trabalhos científicos e mini cursos. Assim, neste ano, pretende aprofundar e ampliar a discussão sobre a temática patrimônio cultural, ética e inovação.

ORGANIZAÇÃO

COMISSÃO ORGANIZADORA
Euler Renato Westphal
Filipe Ferrari
Maria Luiza Schwarz
Mariluci Neis Carelli - Coordenadora
Roberta Meira Barros
Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes
Valdinei Ramos Gandra

COMISSÃO CIENTÍFICA
Artur Villares (ISLA Gaia - Universidade Lusíada do Porto – Portugal)
Cicilian Luiza Löwen Sahr – UEPG/UFPR
Donat-Peter Häder/Friedrich-Alexander-University de Erlangen-Nürnberg, Alemanha.
Fabiano Oliveira – UFPR
Fábio Henrique Nunes Medeiros – UNESPAR
José Roberto Severino- UFBA
Judite Primo - Universidade Lusófona de Lisboa
Lucas Graeff – UNILASALLE
Maria Ester Menegasso – UDESC/CESFI
Maria Teresa Santos Cunha – UDESC
Neila Barbosa Osório – UFT
Nikolaus Knoepffler  (Universidade Friedrich-Schiller - Jena – Alemanha)
Patrícia de Oliveira Araes - (UNIVILLE)
Pedro de Souza – UFSC
Regina Maura Rezende – UFTM
Renilson Rosa Ribeiro  – UFMT
Simonne Teixeira – UENF

OBJETIVOS

Objetivo Geral
Discutir, aprofundar e disseminar a temática do patrimônio cultural em uma perspectiva interdisciplinar, enfocando a questão da ética e da inovação.

Objetivos Específicos 
1.Criar redes de pesquisa que contribuam para facilitar o acesso às informações sobre ética e patrimônio; permitindo um diálogo entre pesquisadores de distintos lugares e possibilitando comparações que sinalizam semelhanças e diferenças no campo patrimonial.
2.Contribuir através das pesquisas e dos estudos apresentados para fazer avançar o conhecimento do campo patrimonial, contemplando um tratamento inovador do tema, com a sua vinculação com a ética e a inovação, as interpretações instigantes sobre as questões levantadas pela bibliografia patrimonial e sobre novas questões ainda não formuladas.
3.Estimular a participação de jovens pesquisadores no encontro, através da divulgação dos resultados parciais e finais das investigações através das comunicações e publicações, que contribuam para o aperfeiçoamento da interpretação e das correções dos problemas no campo patrimonial.
4.Oportunizar o dialoga com diferentes interlocutores sobre patrimônio cultural, memória e sustentabilidade, a partir de uma conversa com múltiplos representantes da comunidade, academia e setores público e privado.

PERÍODO E LOCAL DE REALIZAÇÃO
Data: 22 e 23/09/2016
Local: Auditório da Reitoria UNIVILLE

CONTATOS

Assessoria de Eventos
(47) 3461-9004
eventos@univille.br
Bloco B, sala 09

Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade
(47) 3461-9223
enipac@univille.br

PATROCÍNIO
FAPESC

Comentários

> Mais acessadas

PROTEÍNAS E SUAS ESTRUTURAS: Secundária, Terciária e Quaternária.

As proteínas são as macromoléculas constituídas por unidades, chamadas de aminoácidos, 20 tipos básicos, e concluem cerca de 50% do peso seco das células. Existem diversos tipos de proteínas, sendo essas especializadas em alguma função biológica. A complexidade das proteínas depende da posição e quantidade dos aminoácidos ao longo da sua cadeia, fazendo com que elas de diferenciem uma das outras e assim determinando suas respectivas funções.Os aminoácidos que estão presentes nas proteínas se encadeiam pelas ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amina (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) do outro aminoácido, formando uma amida, liberando uma molécula de água.Como as proteínas possuem uma grande variedade de funções são divididas em Estruturais e Dinâmicas.Estruturais: por exemplo, o colágeno e elastina que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos;Dinâmicas: transporte (ex: hemoglobina), defesa, catálise de reações…

Principais atividades humanas responsáveis pela emissão de gás carbônico

2ª Jornada Técnica Festa das Flores

Festa das Flores mais uma vez com jornada técnica ... Quem se interessar, segue a programação: